segunda-feira, 28 de julho de 2008

Koinonia e Evangelismo


Reflexão Episcopal Sobre Evangelismo - 004

O relacionamento entre o Clero de uma Diocese não pode ser apenas social. O meramente não estar brigado não significa comunhão. Como dizia o Dr. Tancredo Neves , líder do PSD mineiro, em relação ao seu colega Dr. Magalhães Pinto , líder da UDN: “A gente nem briga, nem faz as pazes..." .
Comunhão ( koinonia ) é o resultado da ação do Espírito Santo em nossas vidas, substituindo a obra da carne pelo fruto do Espírito.
Comunhão é conhecimento mútuo profundo, respeito mútuo profundo, aceitação mútua profunda, laços de afeição profundos, apoio mútuo profundo. Um em Cristo, não de forma genérica, vaga, metafísica, mas concreta e existencial.
O compartilhar das experiências, a partilha da Palavra, a reflexão teológica em grupos, a oração conjunta regular são veículos para koinonia , e desencadeiam um processo novo e imprevisível.
Vamos dar uma chance ao Espírito Santo, sendo despojados de toda porfia, maledicência, partidarismo, contra os nossos irmãos e irmãs? Compartilhar, Orar e Refletir , é o que estaremos iniciando com o nosso momento do próximo dia 08 de maio , às 19h30, no Centro Diocesano.
Essa koinonia entre o Clero deverá trazer uma inestimável contribuição para a consolidação da nossa identidade em comum e para o apoio às ações evangelísticas.
Um Clero que se ama, anunciando em amor o amor de Deus às pessoas sem amor.
Sejamos disponíveis!

Recife, 17 de abril de 2007.
Dom Robinson Cavalcanti , ose
Bispo Diocesano

Nenhum comentário: