quarta-feira, 2 de julho de 2008

A Prioridade e Urgência do Evangelismo

Reflexão Episcopal Sobre Evangelismo - 001

Falando ontem ao plenário de cerca de 1.000 líderes na conferência "New Wineskine" , nos EUA, o ex-bispo anglicano de Nelson, na Nova Zelândia, Revmo. Derek Eaton demonstrou que o Cristianismo, apesar da decadência do Ocidente, conhece hoje suas mais altas taxas de crescimento. 90.000 pessoas confessam a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador cada dia, dos quais 28.000 na China e 20.000 na África.
No espaço da Comunhão Anglicana são abertos 400 novos Pontos Missionários por semana e 8.000 mil pessoas se convertem a Cristo diariamente em uma comunidade anglicana. No ano passado 20 novas Dioceses foram criadas na Nigéria.
O evangelismo é o primeiro item das "avenidas de missão" de Lambeth, e a tarefa prioritária da Igreja, seguido da doutrina, da comunhão, do serviço e do profetismo.
Nos últimos anos a mídia, os métodos e os ministérios têm substituído o evangelismo pessoal e o evangelismo nos cultos. O laicato não sabe conduzir uma pessoa a Cristo, porque depende totalmente desses esforços coletivos. Pastores desaprenderam – ou nunca aprenderam – a pregar um sermão evangelístico e a convidar uma pessoa a se entregar ao Senhor, como ponto central do processo de conversão. Estamos apenas nutrindo os fiéis, ou, de forma extremamente lenta, atingindo uns poucos visitantes. Na maioria das comunidades a taxa de crescimento quantitativo deixa muito a desejar.
Denominações, como a Congregação Cristã no Brasil, cresce vertiginosamente sem o uso da mídia ou de programas, apenas com o evangelismo pessoal ou no culto.
Quem disse que anglicanos não evangelizam? Historicamente isso não é verdade? E, como o Espírito Santo agia quando não tínhamos mídia, métodos ou programas.
Como bispo, quero instar, fortemente, a todos os Clérigos e Ministros Locais da Diocese do Recife a pregarem, regularmente, sermões evangelísticos, inclusive, com um apelo sem apelação. Os clérigos devem ensinar e mobilizar os leigos para o evangelismo pessoal. Dois mil anos de História da Igreja nos deveria ensinar alguma coisa.
Popularizemos o Plano de Salvação e sejamos instrumentos da Graça de Deus para salvação dos pecadores. Resistamos à acomodação ou ao universalismo implícito.
Cabe a cada cristão – sob a liderança dos Ministros – reduzir o potencial da população do inferno e gerar novidade de vida.
Mãos à obra! O evangelismo é urgente!
Recife, 14 de abril de 2007.

Dom Robinson Cavalcanti , ose Bispo Diocesano

Nenhum comentário: